Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Precisando de Ajuda ?

Pif Paf Alimentos

Sobre a Pif Paf Alimentos

A Pif Paf Alimentos é uma das dez maiores empresas brasileiras no setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Seu mix de produtos contempla mais de 300 itens, entre elaborados de carnes, pizzas, lasanhas, pães de queijo e embutidos. Há 44 anos no mercado, tem cerca de 7 mil empregados diretos e uma carteira de mais de 60 mil clientes. A Pif Paf é um dos maiores clientes da AWS em Minas Gerais e optou por utilizar mais um serviço de cloud para solucionar seus desafios com o trabalho remoto: o Amazon WorkSpaces.

“Visando alcançar a assertividade do trabalho nesse momento de crise, através da solução de Desktop como Serviço (DaaS) na nuvem da AWS Amazon WorkSpaces, proporcionamos aos colaboradores o trabalho “Home Office” utilizando os seus dispositivos pessoais.

Haviam desafios de garantir a segurança das informações e o padrão das aplicações corporativas, mas utilizando a solução Amazon WorkSpaces conseguimos vencê-los, muito devido ao seu curto tempo de implantação onde, em apenas dois dias, colocamos em torno de 250 pessoas trabalhando Home Office em um ambiente seguro e rápido.

Atualmente utilizamos todas as aplicações corporativas nos Workspaces, desde SAP, pacote Office com o Teams até o Softphone. Outro benefício, é que temos disponibilizado o WorkSpaces para os usuários que precisam de um poder computacional maior que o seu notebook ou desktop consegue entregar e não consegue esperar a entrega de uma nova máquina, pois esse processo demora até 3 meses para ser concluído internamente.”

— Breno Carvalho, Gerente de Tecnologia da Informação na Pif Paf

Projeto teve início em 2 de Abril de 2020, com término em 18 de Abril de 2020.


Detalhes técnicos

Nosso objetivo era proporcionar um ambiente seguro e acessível de forma remota. Os problemas relacionados ao manuseio dos equipamentos físicos necessários para que os colaboradores utilizassem no dia a dia foram minimizados e padronizados, uma vez que seria necessários agora somente hardwares que servissem como pontos de acesso aos workspaces. Diferentes departamentos da empresa demandaram diferentes tipos de workspaces e para cada um deles foi analisado quais desses tipos faria mais sentido.

Integração com ActiveDirectory

Todos esses workspaces necessitavam de integração com o ambiente de ActiveDitectory do cliente para garantir conformidade com as diretrizes da própria empresa, bem como controle e organização para o departamento de tecnologia. Cumprir esse requisito foi uma tarefa relativamente simples uma vez que o AD do cliente ja estava na AWS, bem como todos os servidores corporativos.

Resultados atingidos

Conseguimos otimizar cerca de 45% do tempo que os responsáveis gastavam com a gestão da configuração das estações de trabalho dos colaboradores. Com a solução de workspaces, a PifPaf ganhou muito em termos de padronização e ficou muito mais fácil e ágil de manter e entrar em compliance com várias normas de mercado da área de atuação da empresa. O número de incidentes e tíquetes abertos pelos usuários dos desktops também diminuiu cerca de 16% devido à padronização causada por esses ambientes de espaço de trabalho. Todos esses números foram medidos pelo departamento de tecnologia atraves, principalmente, das ferramentas de service desk utilizadas pela empresa.