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Fundação Unimed

SOBRE O CLIENTE

Criada em 1995, a Fundação Unimed, que controla a Faculdade Unimed e faz parte do grupo Unimed, o maior sistema de cooperativas de médio porte da América Latina, já capacitou mais de 150 mil pessoas em todo o Brasil nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo, incluindo aulas de pós-graduação, cursos de curta duração, aperfeiçoamento, formação continuada, ensino à distância e consultorias em gestão.


NECESSIDADE DO CLIENTE

A Faculdade Unimed possuía uma infraestrutura totalmente descentralizada com baixo grau de governança, isto implicava que havia um desconhecimento geral de como a infraestrutura de TI da empresa se comportava, quem administrava o que, quais eram os valores pagos e se estes poderiam ser optimizados. O principal desafio, portanto, seria como angariar dados confiáveis para criar uma arquitetura adequada.


SOLUÇÃO PROPOSTA

No final do primeiro semestre de 2023, nós abordamos o cliente, que estava em processo de cotação com outros concorrentes de nuvem, propondo a migração da infraestrutura de aplicações e sistemas do cliente para a AWS. Ao fazer uso de um mix de ferramentas de TCO, nós conseguimos levantar quais seriam as opções mais viáveis de instâncias, sistemas operacionais, licenciamentos, volumetria de discos, dentre outros. Com esses dados em mãos, levantamos uma arquitetura com ao menos 3 cenários distintos, baseados no trade-off entre performance, disponibilidade e custo para que o cliente optasse.


O PROJETO

Na última reunião antes do fechamento, o cliente nos trouxe alguns serviços adicionais que ele tinha interesse em migrar, porém, levantou que o custo para tal, segundo os cálculos dele estariam muito elevados quando comparado a concorrência e, por essa razão, estaria tendendo a trabalhar em um sistema multi-cloud. Prontamente, nós buscamos revisar a calculadora, fazendo uso de Saving Plans e incentivos de crédito da AWS para reduzir os custos do cliente. Em razão disso, aumentamos o escopo da migração.

Entretanto, esse também foi o nosso principal desafio: rápido crescimento de escopo do projeto. O que inicialmente deveria ser uma infraestrutura não maior que 8 instâncias EC2 para sustentar aplicações de mercado, rapidamente agregou bancos de dados em SQL Server, um Data Lake embrionário, um servidor de arquivos e toda a infraestrutura necessária para rodar o sistema Totvs na AWS. Para o Totvs, fomos forçados a trazer parte da infraestrutura para a região de São Paulo, devido as requisições de latência do sistema.

Uma das funcionalidades chave para o cliente era poder ligar e desligar alguns servidores através de e-mails com instruções específicas, para conseguir aplicar essa funcionalidade utilizamos o Lambda que analisa o corpo de e-mails provenientes de remetentes permitidos e armazena os logs em um Bucket S3.

Nas etapas finais do projeto o ambiente quase dobrou em relação a quantidade de servidores, e para garantir a conectividade e segurança entre os ambientes agora separados, configuramos um Peering Connection entre as VPCs. Por fim restava garantir os backups de acordo com a necessidade e custo esperado pelo cliente, inicialmente recomendamos retenções dividindo os servidores de acordo com sua criticidade, mas ao longo do projeto precisamos ajustar reduzindo a quantidade total de backups e consequentemente o custo.


BENEFÍCIOS

O cliente agora possui uma infraestrutura centralizada e bem documentada. Toda a infraestrutura foi arquitetada pensando na maior segurança, escalabilidade e disponibilidade possível dado o orçamento. O cliente pode facilmente monitorar recursos e é capaz de optimizar seu ambiente a qualquer momento, alocando ou removendo recursos conforme achar necessário de forma ágil.