As principais vantagens da gestão de identidades e acessos (IAM)

As principais vantagens da gestão de identidades e acessos (IAM)

Você sabia que a segurança das informações e sistemas da sua empresa passa pela gestão de identidades e acessos?

Da digital solicitada para entrar nas dependências físicas até o usuário e senha para acessar softwares e sistemas de dados e arquivos, tudo envolve permissões e troca de informações confidenciais, tanto do usuário quanto da empresa.

Garantir que essas trocas e, principalmente, o armazenamento dessas informações estejam seguros é responsabilidade não só da equipe de TI, mas da empresa como um todo. Afinal de contas, todos que têm acesso à empresa, até mesmo usuários temporários e visitantes, precisam seguir regras e políticas.

Adotar sistemas de IAM e criar políticas de segurança que possam ser seguidas por toda a empresa, de forma fácil e eficiente é uma das principais vantagens da gestão de identidades e acessos. E nesse artigo você verá muitas outras vantagens de adotá-la.

O que é a gestão de identidades e acessos?

A gestão de identidades e acessos (IAM) é um conjunto de tecnologias, políticas e processos que garantem a identidade de uma entidade, a qualidade das informações da identidade e a autenticação, autorização, responsabilização e auditoria nos ambientes online.

Em resumo, IAM é o gerenciamento de acessos e privilégios que entidades possuem, com o objetivo de garantir a segurança das informações, dos arquivos e da infraestrutura de TI.

A partir da gestão de acessos é possível definir um padrão de políticas de segurança que pode ser aplicado por toda a organização, sem afetar a produtividade da equipe, minimizando prejuízos por acessos indevidos e vazamento de dados.

Principais recursos de IAM

A gestão de identidade e acessos oferece diversos recursos para as empresas, e conforme os sistemas escolhidos, esses recursos podem se multiplicar devido a possibilidade de integração entre eles.

Mas entre os principais recursos dos sistemas de IAM, podemos citar como principais:

Permissão ou bloqueio do acesso aos ativos

Os sistemas de proteção IAM gerenciam as permissões de acesso a tudo o que está conectado na infraestrutura de TI, de softwares e dados. De acordo com as soluções utilizadas, é possível criar regras mais amplas ou mais restritivas, incluindo, por exemplo, permissões de acesso em horários pré-definidos.

Restrição de acesso às plataformas

É comum uma empresa utilizar vários softwares, sendo que nem todos os setores precisam de acesso a todos eles. Existem casos onde somente alguns módulos devem ser acessados. Os sistemas IAM ajudam a criar essas regras e garantir que somente os usuários com permissão façam uso dos softwares, e que alguns acessos sejam permitidos somente de dentro da rede interna.

Impedir a transmissão de dados confidenciais

Um dos principais pontos de segurança é a transmissão de dados, que pode ocasionar vazamento de informações e prejuízos para a empresa e para os donos dos dados vazados. Para impedir esse tipo de situação, é possível aplicar RBAC para evitar que usuários enviem ou recebam dados fora dos sistemas da empresa.

Fornecer relatório

Não basta apenas criar regras e garantir as permissões de acesso adequadas. É preciso monitorar os acessos para garantir que tudo esteja em conformidade com as políticas de segurança e privacidade de dados. Através dos relatórios é possível obter essas informações e insights capazes de ajudar a melhorar a segurança dos dados e sistemas da empresa, além de permitir a melhoria na produtividade.

A importância do IAM para a segurança digital

O uso de IAM é fundamental para criar uma camada de proteção contra acessos indevidos a aplicativos e recursos corporativos, seja no ambiente local ou na nuvem.

Porém, o IAM vai muito além da camada de segurança. Ele permite uma melhora na produtividade da equipe, uma vez que não há perda de tempo com tentativas de acesso frustradas, onde só se descobre a falta de acesso na última parte do processo, como por exemplo no caso da geração de um relatório, que depois de criar toda a regra para a obtenção de dados, o usuário é surpreendido por um aviso que ele não tem permissão para gerá-lo.

Um outro ponto importante da adoção de políticas de gestão de identidades e acessos é o cumprimento da LGPD, que além de fortalecer a responsabilidade que a empresa tem com os dados e deixar isso evidente para o público, evita que prejuízos financeiros ocorram por conta de multas e vazamento de informações confidenciais da empresa, de clientes e de parceiros.

Veja algumas estatísticas que evidenciam a importância da adoção de IAM nas empresas:

  • +1 bilhão de registros foram comprometidos em 2019 por uma violação de dados

  • 80% das violações de dados envolvem privilégio de acessos

  • $348 bilhões de custo estimado anual em perdas corporativas ligadas à fraude de usuário privilegiado

Vantagens da gestão de identidades e acessos para as empresas

Utilizar a gestão de identidades e acessos através de sistemas IAM proporciona muitas vantagens para as empresas, principalmente no quesito segurança e conformidade.

Mas outros pontos como produtividade e custos também podem ser beneficiados com a implementação de uma política única de acessos. A seguir listamos as principais vantagens da gestão de identidade e acessos.

Maior segurança de TI

Os sistemas IAM permitem a aplicação de políticas de segurança padronizadas por toda a empresa, reduzindo muito a chance de acesso não autorizado de terceiros. Também ajudam a reduzir os riscos de comprometimento e abusos de credenciais.

Conformidade mais sólida

O uso de sistemas IAM ajuda na adequação para atender os requisitos da LGPD e outras normas relacionadas a controle de dados, que podem ser muito específicas dependendo do segmento de mercado.

Maior produtividade do funcionário

O aumento de segurança permite reduzir as barreiras de produtividade, tornando os acessos a informações e arquivos mais rápido e reduzindo o tempo de espera pelo acesso.

Redução nos custos de TI

Com a automatização e padronização de tarefas relacionadas à gestão de identidades, autenticação e autorização de acessos, os esforços podem ser direcionados para tarefas que agregam valor aos negócios, e com a adoção de serviços de IAM em nuvem, os custos acabam caindo ainda mais, principalmente se houver eliminação de infraestrutura local de autenticação.

A adoção da gestão de identidades e acessos é muito mais do que uma forma de manter seguros softwares, dados e arquivos. Ela é o caminho para a construção de uma cultura de segurança e responsabilidade dentro da empresa, sem perda de produtividade.

Comece hoje mesmo a avaliar as políticas de segurança de dados e acessos, isso fará muita diferença no dia a dia dos colaboradores e nos resultados da empresa.

E se você gostou desse artigo e conhece alguém que possa se interessar. Compartilhe!

Compartilhar: